Paulo Hoje - Palestra para obreiros - 06
Palestra realizada em fevereiro de 2016
- Efésios 5.1 a 6.1
Jesus ensina que não se pode esconder uma cidade edificada
sobre um monte. A mesma coisa acontece com a igreja. Ela não pode se esconder.
Os homens vêem o que ela faz de bom e de ruim. A nossa presença no mundo
precisa ser cuidadosa.
Desde o versículo 17, Paulo vem falando sobre conduta,
comportamento, atitudes, valores, etc. Por que esta ênfase toda? É na vida, na
conduta, que se revela nosso caráter essencial. É na conduta do dia-a-dia que
mostramos quem realmente somos.
Paulo continua ensinando sobre santidade cristã. Para ele, o
crente deve se esforçar para que a santificação seja real em sua vida. Não é o
crente sozinho que produz santificação. Ele tem auxílio do Espírito Santo. Sua
parcela de contribuição é, porém , muito importante no profundo desejo de
buscar uma vida de semelhança com Cristo.
Como definir tudo isso:
I - VIVER SEGUNDO O
MODELO DE DEUS - EFÉSIOS 5.1,2
“ Sede pois imitadores de Deus,
como filhos amados; e andai em amor, como Cristo também vos amou, e se entregou
a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave”.
O termo imitador é - mimetes - de onde vem o palavra "mimica". Na prática, significa aquele que repete os movimentos, aquele que age como uma sombra daquele a quem se está repetindo os movimento, um reflexo.
Como filhos, queremos refletir em nós o caráter de Deus, e é isto que Paulo
deseja, quando nos exorta a imitar a Deus. Poderia ser pretensão imitar a deus,
mas Paulo recomenda, porque não ensina que seremos iguais a Deus, mas que em
nós a sua natureza santa provoca uma busca pela santidade.
A nossa vida é influenciada também pela ação de Deus através
de Cristo Jesus. Ele nos amou e deu sua vida como sacrifício. A vida cristã
verdadeira começa com um ato de sacrifício pessoal, pois é entrega a Deus ( cf.
Rm 12.1). O amor de Jesus nos impulsiona a uma vida mais responsável.
II – VIVER COMO
HERDEIROS DO REINO DE CRISTO E DE DEUS - EFÉSIOS 5.3-5
Paulo faz uma lista de uma série de pecados: prostituição, impureza,
cobiça, baixeza, conversa tola e gracejos indecentes. Até parece que ele estava
olhando para a nossa sociedade de hoje e pra muitos crentes. Paulo afirma que
quem vive na prática desses pecados “é devasso, ou impuro, ou avarento, o qual
é idólatra” (v.5).
Devasso - ginoskontes - alguém que pratica a imoralidade sexual, alguém se entrega à vícios sexuais.
Impuro - pornôs - aquele que pratica sexo ilícito de qualquer tipo.
Avarento - pleonektes - aquele que é materialista, que vivem em função da busca do dinheiro ou bens.
Por que idólatra? Porque rouba o lugar de Deus, colocando no
lugar dele outra coisa. Qualquer coisa que ocupe o lugar de Deus em nossas
vidas é objeto de adoração e nos faz idólatras.
Nenhum que vive assim “ tem herança no reino de Cristo e de
Deus” (v.5). Nós somos herdeiros (1.13,14); portanto, não podemos ficar
compactuando com todos esses tipos de pecados que corrompem a sociedade.
A nossa vida deve ser
de modo como “convém aos santos” (v.3) e que expresse “ações de graça”( v. 4).
É uma vida de qualidade, de verdade, e não de hipocrisia e duplo ânimo.
“Ninguém vos engane
com palavras vãs”(v.6). é uma advertência de Paulo, porque o mal se aproxima de
nós com roupagem bonita. Nunca se apresenta agressivamente. Podemos ser
enganados se não estivermos atentos.
Quer um exemplo de como isso funciona? A Bíblia chama de
adultério a relação sexual ilícita entre pessoas casadas, mas as pessoas
insistem em chamar de “caso”; fulano teve um caso com fulana. Tentam suavizar,
mas é adultério mesmo. A prostituição só é definida assim quando se trata de
pagar uma relação sexual. Os outros casos é “fazer amor”. A relação entre
solteiros é chamada pela Bíblia de “fornicação”, pois é algo que desvirtua os
propósitos de Deus para o sexo.
Poderíamos esticar a lista de outras áreas, como a política,
a economia, o comportamento social, etc. para mostrar que somos atraídos pela
minimização das consequências de nossos atos, e é por isso que Paulo adverte: “
porque por esta coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência”
(v.6). Não podemos ser “participantes com eles”(v.7).
Em vez de enganados e participantes dos pecados dos que não
tem compromisso com Deus, porque agora somos “luz no senhor” (v.8), devemos
andar “como filhos da luz” (v. 8).
O nosso caminho é na luz, porque não temos
nada para esconder de ninguém. Os
pecadores perdidos preferem a escuridão,
as trevas, porque elas encobrem as suas imoralidades. O que realmente é
louvável e atrai alegria é andar na luz , porque o “fruto da luz está em toda
bondade, e justiça e verdade”( v. 9).
Ser filho da luz é provar “ o que é agradável ao Senhor”
(v.10 ). O nosso compromisso é agradar a Deus e não nos associarmos “ às obras
infrutuosas das trevas” (v.11). o crente
deve ter uma postura crítica em relação aos poderes que querem dominá-lo.
O crente deve aprender que tudo aquilo que não queremos que
se manifeste entre as pessoas não deve ser desejado por nós. Nenhuma decisão
deve ser tomada quando envolve mistério, esquemas que envolvem pessoas, sem que
elas saibam.
Paulo diz: “ Mas todas estas coisas, sendo condenadas, se
manifestam pela luz, pois tudo o que se manifesta é luz” (v.13). O crente deve fazer um propósito com Deus de
nunca aceitar ou concordar com aquilo que não pode ser transparente.
IV - VIVER DE FORMA
RESPONSÁVEL- EFÉSIOS 5.15-17
“ Portanto, vede
diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, usando bem cada
oportunidade, porquanto os dias são maus. Por isso, não sejais insensatos, mas
entendei qual seja a vontade do Senhor”. Os filhos da luz, ou seja, os filhos de Deus, devem
ser diligentes, porque “os dias são maus’. Cada dia deve ser vivido com diligência,
com cuidado, porque o in inimigo de nossas almas não fica satisfeito enquanto
não nos derruba.
A nossa busca incessante é pela vontade do Senhor. Assim como oramos pelo pão de cada dia,
devemos buscar pelo exame das escrituras, pelo serviço ao Senhor, pela comunhão
com os irmãos, pelo testemunho. Todo o dia é dia de busca pela vontade de Deus.
Outra coisa que devemos fazer
é aproveitar todas as oportunidades que Deus nos dá. Deus coloca diante
de nós muitas oportunidades e não podemos desperdiçá-las por causa do pecado,
da desobediência, da negligência espiritual.
São oportunidades de servi-lo melhor, de servir ao próximo,
de aprender lições preciosas, de demonstrar amor pelos parentes. A oportunidade
não é só para proveito próprio, porque ninguém vive para si mesmo, mas é vida
sempre voltada para os outros.
V – VIVER CHEIO DO
ESPÍRITO SANTO - EFÉSIOS 5.18-20
Aqui esta o segredo de uma vida vitoriosa: a vida na
plenitude do Espírito Santo: “ E não vos embriagueis com vinho, no qual há
devassidão, mas enchei-vos do Espírito”(v.18).
A expressão “estar cheio do Espírito” é figurada, pois o
Espírito não é um líquido, um gás, uma força etc., para encher literalmente
alguém. Em Gálatas 2.20, Paulo afirma: “ Já estou crucificado com Cristo: e vivo,
não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a
na fé no Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.”
Pelas palavras de Paulo, podemos dizer que ser cheio do Espírito Santo é ser
controlado por Jesus, quando ele vive em nós.
Quando estamos cheio do Espírito, Cristo está vivendo e
operando em nós e através de nós. Isto acontece através do poder do Senhor.
A
plenitude do Espírito Santo faz com que ele, que habita em nós, assuma o
controle e realize sua obra através de nós. Quando entristecemos o Espírito
Santo (cf 4.30), significa que ele não está no controle e, por isso, não
ficamos no Espírito, mas na carne ( 1Co 3.1; Gl 5.16-18).
Quando estamos sob o controle do Espírito Santo, a nossa vida
vai crescendo e amadurecendo, para que nos tornemos semelhantes a Cristo. Esse
é o objetivo não só da vida cristã, mas do próprio ministério cristão confiado
pelo Espírito a determinadas pessoas na igreja, como vimos em Ef. 4.11-13.
Muitas pessoas têm dificuldades de entender o Espírito Santo
porque pensam que o sinal obrigatório é falar em línguas estranhas. Mas Paulo
não fala nada disso, depois que exorta que sejamos cheios do Espírito: “
Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e
salmodiando ao Senhor no vosso coração, sempre dando graças por tudo a Deus, o
Pai, em nome do nosso Senhor Jesus Cristo” (v.19,20).
O resultado é adoração a Deus e vida de gratidão. Paulo não
menciona aqui, mas em Gálatas há o ensino de que a manifestação da plenitude do
Espírito está no seu fruto na vida do crente: “ Mas o fruto do Espírito é: o
amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a
mansidão, o domínio próprio” (5.22,23).
Qual a condição normal da vida cristã?
Existe uma vida cristã normal – a vida cheia do Espírito Santo. A condição
normal é que o cristão deve ser cheio do Espírito Santo. Nenhum crente pode se
contentar com menos do que viver cheio do Espírito Santo. O Espírito Santo nos
levou a Cristo, e o Espírito Santo nos mantém em Cristo. O termo grego para
“encham-se” é PLEUROTESTE é uma palavra muito rica, vem do termo PLEROMA
–plenitude, totalmente cheio. PLEROTESTE é um verbo- uma palavra sem definição
fechada. É uma palavra em movimento. Esta palavra tem quatro movimentos;
1 - Ser cheio do Espírito Santo é um mandamento.
“encham-se”.
É um mandamento tanto quanto “não se embriaguem.”
Se uma pessoa diz estar em Cristo, mas não está cheio
do Espírito, ainda não está vivendo a vida espiritual plena. Ser cheio do
Espírito Santo não é uma opção, mas uma coisa que se requer de cada cristão. Se
requer de cada um, seja uma dona de casa, um homem de negócios, nos eu ambiente
de trabalho ou um pregador no púlpito. Essa
plenitude tanto é mandamento na cozinha como no púlpito. Não é coisa
para o futuro, as para agora. Ser cheio do Espírito Santo não é algo
temporário, e não se demonstra em performances no púlpito. Uma pessoa pode
muito bem falar em línguas no púlpito, pegar com eloquência, fazer orações
impressionantes e até curar as pessoas, mas isto não é prova que elas sejam
cheias do Espírito Santo.
O texto diz “não se embriaguem com vinho, mas
encham-se do Espírito”, mas não podemos tirar esta afirmação do seu contexto,
pois o texto continua, dizendo o que é ser cheio do Espírito. Uma pessoa cheia
do Espírito Santo, demonstra isto automaticamente em sua vida e em seus
relacionamentos.
a)
Ser
cheio do Espírito leva a pessoa a uma vida devocional (VS.19-10)
b)
Ser
cheio do Espírito Santo leva a pessoa a se sujeitar e servir aos outros (v.21).
c)
Ser
cheio do Espírito Santo leva as mulheres a se sujeitarem aos maridos (VS 22-24)
d)
Ser
cheio do Espírito Santo, leva os maridos a amarem e tratarem muito bem as
esposas (VS 25-30)
e)
Ser
cheio do Espírito Santo, leva os filhos a obedecerem aos seus pais (6.1-3).
f)
Ser
cheio do Espírito Santo, leva os pais a tratarem os filhos com graça (6.4).
2 - Ser cheio, significa na verdade, ser enchido.
“deixem o Espírito encher vocês...”
O sentido é “deixem o Espírito Santo encher vocês.”
O que temos que fazer é estar em condições de receber. Não fazendo
coisas que entristeçam o Espírito Santo.
Qualquer atitude que desagradam a Cristo, impede de
receber mais do Espírito.
A ordem então é: “Deixem o Espírito Santo encher
vocês.”
É uma ordem para vocês. É um dom para pessoas simples.
Não é apenas a santos que realizam grandes coisas, mas a pessoas falhas como
nós. É uma obra – uma benção para todos. Não é para momentos especiais. É para
todas as horas. Não há, pois necessidade de lutarmos primeiro para uma melhora
– melhore! Não há necessidade de se esperar por ele. Não há necessidade de se
esperar mais tempo do que desejar e pedir.
3 - Ser cheio do Espírito, na verdade, é "Sejam cheios", ou seja, é um mandamento para todos.
“encham-se....sejam cheios...”
É um mandamento a todos. À totalidade da comunidade
cristã. Todo crente pode e deve ser cheio do Espírito. Ninguém dentre nós deve
ficar bêbado; todos devem ficar cheios do Espírito Santo. A plenitude do
Espírito não é um privilégio elitista mas, sim,uma possibilidade para todos o
povo de Deus. Nenhum crente deve se contentar com uma vida espiritual medíocre,
sem unção, sem poder, mas, principalmente sem vitória contra o pecado. Ser
cheio do Espírito é ter uma vida plena em Jesus. Ter a mente cheia de
pensamentos de adoração, um coração agradecido, transbordar em gestos de
perdão, amor e compaixão. Ser cheio do Espírito Santo é na verdade, ter uma
vida à semelhança do Senhor Jesus.
4 – Ser cheio do Espírito, não é viver de experiência em experiência, mas é uma atitude e uma condição permanente.
“sejam cheios” no original, o verbo está no tempo
grego chamado de presente continuo e poderia ser traduzido por “Sejam
continuamente enchidos...”
Não é um mandamento para sermos cheios de uma vez para
sempre – nem de vez em quando, mas que sejamos cheios continuamente.
Não é uma experiência estática. Veja o que Jesus
disse: “a pessoa que beber da água que
eu lhe der nunca mais terá sede. Porque a água
que eu lhe der se tornará nela uma fonte de água que jorrará para a vida
eterna.” A não ser que continuemos sendo
cheios do Espírito, a grande experiência inicial se transformará numa simples
lembrança do passado, enquanto no momento presente estamos vazios, derrotados e
secos. Muitos dizem: um dia eu recebi, um dia eu fui. A experiência nunca mais
se repetiu. Quero dizer que esta é uma experiência dela. A benção é para ser
renovada continuamente. Se não apagarmos o Espírito Santo, se estivermos sempre
em comunhão com Jesus, e em comunhão com o Espírito Santo – a nossa experiência
da vida cheia do Espírito Santo será atual e renovada. Será óleo novo sempre.
O termo “encham-se”, então significa: encham-se agora,
encham-se do Espírito, encham-se todos e continuem sendo enchidos e cheios.
Quem não é cheio do Espírito Santo não renova sua vida
devocional.
Quem não é cheio do Espírito Santo não tem vida
renovada de oração.
Quem não é cheio do Espírito não interage com o
Espírito Santo nos fardos de oração.
Para destacar o teor destes ensinamentos, os obreiros precisam ensinar a igreja que:
a - O nosso compromisso primordial como crentes é viver o modelo de Deus para nós. Não importa que com isso sejamos ridicularizados ou perseguidos. O importante é agradar a Deus e não aos homens.
b - Devemos tomar cuidado com a aparência do bem que o mal está tomando. A nossa sociedade esta cada vez mais acabando com a noção de pecado e culpa no seu comportamento. Os erros são considerados acertos. O que é certo parece vergonhoso e ridículo.
c - Devemos viver com diligência, com cuidado, aproveitando todo o momento para fazer a vontade de Deus.
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