LIVRO DO APOCALIPSE
ABRINDO O
LIVRO DE APOCALIPSE
Apocalipse 1.1-8
REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO
Para ler o Livro de
Apocalipse, é preciso entender o livro é o que diz no inicio dele - conteúdo é
uma ‘’revelação de Jesus Cristo’’ que foi dada por Deus. Esta revelação é sobre ‘’as coisas que brevemente devem acontecer’’.
João, o autor, é levado por um anjo
passo a passo pelos caminhos da revelação . João, afirma que é uma testemunha fiel e de forma fidedigna
escreveu tudo o que viu.
A fonte desta maravilhosa
revelação é Deus Pai que fala através de Jesus Cristo. O texto nos informa que
a revelação é sobre o que vai acontecer ‘’brevemente’’. Como estamos tratando de uma linguagem
apocalíptica, ou seja, de revelação profética por meio de símbolos, figuras e
imagens, o tempo cronológico deve ser deixado de lado, mas deve ser visto
- como a certeza do que vai acontecer -
os fatos falam de coisas urgentes, pois ‘’o tempo está próximo’’.
João, expressa sua fé de
que o Senhor Jesus Cristo está vivo que irá cumprir seus propósitos no tempo
profético anunciado, isto quer dizer – brevemente. A sentença: ‘’coisas
que (...) devem acontecer’’, é uma
expressão grega que significa ‘’é necessário, é obrigatório, não falhará, está
determinado’’. O que está sendo
anunciado é um plano de Deus, que faz parte dos desígnios que compõem a
história da salvação. O autor também
deixa claro que a revelação é para um publico definido,‘’os seus servos’’.
Estes são os principais beneficiados com a revelação e as bem-aventuranças
(v.3). O objetivo específico, não é revelar segredos da história futura, mas
dar esperança aos fieis que terão tempos difíceis pela frente, mas na devem
retroceder, mas viver com a esperança revelada.
DEFINIÇÃO
DO TERMO - APOCALIPSE
O nome Apocalipse, vem do
termo que aparece já no primeiro verso. É o vocábulo grego apokálypsis. Esta palavra é composta de dois termos: apó, que significa de, da parte de, e kálypto, que é ‘’cobrir’’,
‘’esconder’’, ‘’ocultar’’. Então temos ‘’de parte do que é encoberto’’, e daí vem
o termo ‘’revelação’’.
Entre os judeus não havia
uma palavra que pudesse transmitir o mesmo significado ou que tivesse
equivalência para o termo grego. Eles usavam o termo profecia.
Os livros proféticos judaicos,
visavam dar esperança para o povo que vivia desde o Cativeiro Babilônico (598 –
536 a.C.) sob o domínio de povos estrangeiros. Estes livros, portanto,
mostravam que Deus interviria na história, criando assim um clima de esperança.
As profecias respondia
algumas perguntas importantes: Como Deus
interviria? O que aconteceria com os homens e com o mundo? O que aconteceria com os inimigos do povo de Deus? Tudo isso é
entendido como uma revelação de Deus, pois, sem esta, eles mesmos não poderiam
descobrir.
QUESTÕES
INTRODUTÓRIAS
Autor e Destinatários – O autor se apresenta como
simplesmente - João - (1.4),
significando que era um personagem bastante conhecido das igrejas destinatárias
da mensagem que eram as ‘’sete igrejas que estão na Ásia’’ (1.4). A Ásia, é hoje a “Ásia Menor” e na época, era uma província romana cercada pelo Mar
Mediterrâneo ao sul, o Mar Egeu a oeste, a província da Bitínia ao norte e a da
Galácia a leste. As sete igrejas estão
em sete cidades (1.11), estrategicamente localizadas e que formavam centros
naturais de divulgação das mensagens.
Essas igrejas, não eram –
igreja proféticas – ou simbólicas, mas eram reais, localizadas em cidades
reais. O texto não diz que as sete
representavam sete períodos da historia da igreja. As cartas às sete igrejas e
todo o conteúdo do livro tinham endereços certos, seriam recebidas, lidas e
entendidas por estas igrejas. Por outro lado, o conteúdo, não deveriam ficar
restritos àquelas igrejas, pois o numero sete era o era o número usado para
simbolizar aquilo que é completo, pleno. Por isso sete igrejas representam
também a plenitude da igreja, ou a igreja de todos os tempos. Elas
representavam todas as igrejas. Assim, a mensagem do Apocalipse é para nossa
igreja de hoje. Estas sete igrejas são tipos de todas as outras as igrejas,
tanto da época como futuras. A mensagem às sete igrejas, são relevantes para
todas as igrejas em todas as épocas.
O tema principal do livro
é a pessoa de Cristo, que tendo ressuscitado e sendo glorificado – recebe todo
o poder para conduzir a igreja enquanto a história humana se desenvolve. O
livro está repleto de hinos cristológicos onde esta verdade é evidenciada (ver
Ap 1.7; 5.13 3 7.12). Esta é a mensagem central; Cristo reina soberanamente e voltará.
Seu reinado soberano é sobre a igreja e ele exerce seu senhorio sobre o mundo
na medida em que conduz este mundo para um fim – a sua volta. Sua volta
significa salvação, manifestação da justiça de Deus, tanto para absolver como
para condenar, e glorificação. A sua vinda é seu dia – “O dia do Senhor.’ O
grande acerto de contas com a humanidade ímpia que combateu e perseguiu a
igreja o tempo todo.
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