sexta-feira, 8 de abril de 2022

Apocalipse - aula 02 - Os Símbolos do Apocalipse.

 

                            



Conheça - https://catecism.blogspot.com/


OS SÍMBOLOS DO APOCALISE. 

Palavra de grande significado para nós, o termo ‘’símbolo’’ não é encontrada na Bíblia, mas é muito é muito comum sua utilização. Este termo deriva da palavra grega – sýmbolon - , que significa sinal, referência ou representação. O símbolo era usado para descrever um objeto representativo que garantia a realidade daquilo que estava simbolizando. Os judeus dos tempos do Novo Testamento, acostumaram-se com a linguagem de símbolos, primeiro pelos profetas antigos depois pela ampla literatura apocalíptica, por isso, não foi difícil entender a linguagem simbólica do apocalipse.

Como estamos acostumados com a linguagem concreta e precisa, o simbolismo parece um tanto estranho e incômodo. A linguagem hoje é derivada de vários movimentos dos séculos ou décadas recentes, como o romantismo e o realismo.  Não é comum a expressão com simbolismos e  descrever experiências religiosas sem usar muitos símbolos. A linguagem simbólica, principalmente neste livro, servia também para o propósito de falar as verdades apenas a quem era dirigida, no caso os cristãos, que viviam debaixo de um perseguição muito grande. No contexto de perseguição em que estava submetida a igreja na época de João, na região da Ásia Menor, a linguagem simbólica seria o veiculo perfeito de comunicação, pois as autoridades nada entenderiam mas os crentes sim, por estarem acostumados com a literatura apocalíptica, que era muito popular.

O símbolo não é um fim em si mesmo. Ele aponta para uma realidade além dele mesmo, e é essa realidade que nos interessa. Ele pode ser um objeto literal, como um animal, um astro, mas sua interpretação não é necessariamente literal.

 Assim, temos no Apocalipse de João algumas descrições que envolvem animais: cordeiro, dragão, besta, serpente, astros, estrelas, sol, lua, gafanhotos, taças, trombetas, marcas - os quais, se interpretados literalmente, deixam o texto sem significado. Um exemplo que pode ajudar a entender a dificuldade da interpretação dos símbolos é a descrição de Jesus feita em Apocalipse 1.9-20. Se a interpretação fosse literal, Jesus seria o personagem mais esquisito do mundo. O símbolo aponta para além dele mesmo  e anuncia uma realidade maior. O símbolo apenas representa e anuncia algo maior.

 Quando você olha para as imagens que são frequentes no Apocalipse, podem bem notar isso. Um exemplo é o uso do candelabro para representar as igrejas (1.20); as igrejas não são candelabros, nem os candelabros igrejas. O candelabro é um símbolo que representa a igreja na sua missão de luz do mundo. O símbolo procura explicar o que pela linguagem não simbólica seria difícil. As experiências de João são explicadas através dos símbolos. O plano de Deus para a redenção da humanidade e para a resolução do problema do mal na experiência humana é explicado através de símbolos da luta do Dragão e Cristo, de sete selos, sete taças, sete trombetas, a besta, a serpente etc.

Quando comparamos o Apocalipse com outros gêneros literários, notamos que muitos conceitos, frases, imagens, símbolos etc. já eram conhecidos e amplamente divulgados. João, então, usa os mesmos para anunciar sua mensagem.

O fato de João já usar uma linguagem que já era conhecida é natural, pois se viesse com uma linguagem totalmente nova, não haveria entendimento por parte daqueles que primeiro leram o livro e muito menos agora poderiam entender, porque se ele, em usando termos dantes conhecidos, já da uma certa confusão , imaginem se ele usasse uma linguagem diferente e completamente nova.

A linguagem usada por João no Apocalipse não foi exclusivamente inventada ou criada por ele, mas ele usou fontes conhecidas como já mencionado, principalmente a Literatura Apocalíptica do Antigo Testamento e do período intertestamental.

O Antigo Testamento, na parte profética,  forneceu grande base para a linguagem e para interpretação de muitos ensinamentos do Apocalipse de João. O fato de o autor do Apocalipse ser um judeu que viveu na Palestina ajuda muito a entender a dependência literária que ele tem do Antigo Testamento e da literatura extra-bíblica. Embora não sejam citações diretas e muitas delas encerrem apenas alguma forma de referência, o Apocalipse  tem mais de duzentas citações do Antigo Testamento, de forma direta ou indireta.

A fraseologia do  Apocalipse não é grega, mas  é judaica na fraseologia e isso é consequência dessa grande utilização do Antigo Testamento e das literaturas mencionadas. Se compararmos alguns textos do Antigo Testamento como - Daniel, Isaias 13 e 14, Ezequiel 1 e 28,29, Joel 2,3 e Zacarias 9-14 – veremos grande semelhança e a dependência do Apocalipse para estes textos.

Daniel é o livro que mais fornece imagens utilizadas pelo Apocalipse, pois ele é considerado o primeiro livro apocalíptico historicamente, o qual serviu de padrão para a maioria dos livros dessa natureza, pois  é o único essencialmente reúne  as características primordiais da literatura apocalíptica: forma, conteúdo escatológico e função.

As principais citações de Daniel estão em: Apocalipse 1.7 (Dn 7.13); 9.20 (Dn 5.23); 13.7 (Dn 7.21). Você poderá notar que há também citações apenas de frases, sem preocupação de ser exato Literatura Apocalíptica do Judaísmo – A literatura apocalíptica do judaísmo contem livros que estão classificados dentro dos Apócrifos e Pseudepigrafes. As citações que João faz não são diretas, mas há incorporação de ideias e frases.

Os três principais livros dos quais podem ser identificadas passagens semelhantes ao Apocalipse de João são: Testamento dos Doze Patriarcas, As Profecias de Enoque e Assunção de Moisés.  As seguintes passagens do Apocalipse são citações desses livros: 2.7;17, 4.1,6, 6.3,9,11,12, 7.1,8.8, 9.1,20, 14.10,14, 17.14, 19.15, 20.8,13, 22.2. Esses livros fornecem recursos para interpretação de muitas das passagens do Apocalipse. Judas já havia feito isso ao citar textos de Enoque e fazer referência ao Livro – A assunção de Moisés.

João, não está colocando estas literaturas como inspiradas, mas como parte da cultura religiosa e literária da época.  Ele vê nestas literaturas, palavras que são próprias para comunicar o que estava recebendo por revelação de Deus. Ele as utilizava como recursos de ilustração das grandes verdades que estava recebendo. Ele usa símbolos conhecidos só dos crentes e judeus e que serviriam, além de ensino para os mesmos, de mensagem ‘’em código’’, oculto para as autoridades perseguidoras. O uso destas referências por João é o mesmo que fazemos hoje, buscando na nossa cultura, literatura, músicas, jornais, revistas etc., as palavras de nosso vocabulário para pregar a palavra

Há uma riqueza de símbolos no Apocalipse, mas isso não significa que todo livro seja simbólico. Há descrições reais e históricas, como a descrição da obra e atribuídos da Trindade. As igrejas eram reais, o autor era real da mesma forma. Não caímos no exagero de interpretações só simbólicas, ou só literais. Jesus é o centro e diante dele tudo comparecerá.

O problema é que muitos estudiosos misturam símbolos e literalidade conforme convém às suas interpretações.

Devemos lembrar sempre, que o Apocalipse é um livro de símbolos, e portanto, não podemos decidir arbitrariamente transformar o símbolo em linguagem concreta e nem a linguagem concreta em símbolo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Palavra de Jesus na Cruz