terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Aula - Teologia do Novo Testamento - O inferno e no final, bibliografia

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Aula em agosto de 2015
Vamos à nossa última aula.
25 - O INFERNO
A pessoa na Bíblia que mais falou no inferno foi o próprio Senhor Jesus.
25.1 - NO ANTIGO TESTAMENTO
SHEOL – Aparece 65 vezes no Antigo Testamento e tem os seguintes significados:

25.1.1 - A CONDIÇÃO DA MORTE.
Onde: “não há lembrança, nem louvor a Deus – Sl 6.5; 18.5 – Lugar de descanso depois da vida – Jó 21.13 (Algumas versões traduzem para sepultura, mas o original tem muitos significados).
Ana na sua oração diz que Deus leva os homens ao Sheol – 1Sm 2.6.
Tem o significado de – Inferno – Jó 26.6 – corrupção – Sl 16.10 e perdição – Pv 15.11

25.1.2 – ESTADO CONSCIENTE APÓS A MORTE.
Jacó diz que haveria de descer com lágrimas até o Sheol para encontrar seu filho José – Gn 37.35 / Há consciência no Sheol – Sl 16.10 / Os ímpios são castigados ali – Nm 16.30; Dt 32.22; Sl 9.17 / Os ímpios são silenciados e colocados em estado de humilhação e vergonha no Sheol – Sl 31.17.
 O Senhor Jesus quando proferiu o juízo sobre Cafarnaum, citou Is 14.13-15 em Mt 11.23 traduziu como Hades, e trouxe o significado de lugar de julgamento e existência consciente.
 É um lugar que os ímpios não desejam – Jó 24.19/ É um lugar de refúgio para os justos – Jó 14.13/ É lugar de recompensa para os justos (Os 13.14; veja 1Cor 15.55, onde morte é tanatos e não hades).
 O termo Hades usado por Jesus em Lc 16.19-31, reflete no termo grego Hades a mesma idéia judaica de Sheol e mostra que é um lugar de existência consciente depois da morte. É um lugar de tormento para os ímpios ao contrário da existência também consciente dos justos que estão em um lugar e estado de conforto. Algumas vezes é traduzido no AT por sepultura, mas como vimos nem sempre esta tradução leva em conta o sentido original, como vimos.

25.2 - NO NOVO TESTAMENTO
25.2.1 – HADES – É usado por Jesus para se referir ao lugar e estado onde o rico estava em tormentos – Lc 16.23-31. Não é a sepultura, portanto, e não é um estado de sono da alma, mas um estado consciente. Jesus contrapôs o céu e o hades quando proferiu o julgamento a Cafarnaum – Mt 11.23
Jesus falou das portas ou poderes do hades lutando contra a igreja – Mt 16.18
É usado para falar que a alma de Jesus não foi deixada no Hades – At 2.27,31 Jesus declara que tem as chaves do hades – Ap 1.18 / O cavaleiro chamado morte era seguido pelo hades – Ap 6.8  / O hades no dia do julgamento entregará seus mortos – Ap 20.13 / O hades será lançado no Geena ou lago de fogo – Ap 20.14
O Hades, portanto é o lugar ou estado – ou lugar e estado onde os ímpios estão em tormentos antes de serem lançados no Geena. O Hades é o estado ou lugar dos ímpios antes de serem ressuscitados na Ressurreição do Juízo. Em linguagem simples, seria o “inferno temporário”, antes do “inferno eterno.”

25.2.2 – GEENA  Aquele que chama seu irmão de louco está sujeito a ir para o Geena – Mt 5.22 / Para o Hades só vai a alma, mas o corpo inteiro pode ser lançado no Geena – Mt 5.29,30 e Mt 18.8,9
O Geena é um lugar de fogo eterno – Mt 18.8,9; Mc 9.43-47/
Deus tem o poder de depois de matar, lançar a pessoa no Geena, ou fazer perecer no Geena – Lc 12.5; Mt 10.28
Jesus falou que os fariseus fazem de seus seguidores filhos do Geena – Mt 23.15
Jesus fala da condenação do Geena – Mt 23.33O Geena é uma fornalha acesa – Mt 13.42  / É o lugar de castigo eterno – Mt 46 / É um lugar de perdição eterna – Fp 3.19 / Lugar de perdição eterna e eterna separação da glória do Senhor – 2Ts 1.9 / É um lugar de trevas absolutas – Jd 13 / É a segunda morte – Ap 2.11; Ap 20.14 / É o lago de fogo e enxofre - Ap 19.20; 21.8
Lugar da segunda morte – Ap 20.6 / Lugar de tormentos eterno – Ap 20.10
O Geena, portanto é o último inferno, ou inferno eterno, onde todos os condenados serão lançados. O Hades é temporário, o Geena é eterno.

25.2.3 – TARTARO – É o inferno, ou lugar onde estão anjos presos em cadeias eternas – 2 Pe 2.4
25.2.4 – ABISMO – É o inferno ou lugar onde estão seres malignos aprisionados, mas que podem serem soltos – Ap 9.1-11
O inferno, portanto, não é um lugar onde o Diabo reina ou manda, mas é um lugar onde Deus tem o controle absoluto. Não há um inferno onde o diabo manda ou reina. A única referência bíblica onde poderia ser uma referência a este conceito é o último, ou seja, o abismo. Neste caso o diabo seria o Abadon ou Apolion.
Não há também apoio para o conceito de sono da alma de acordo com estes textos.

 
26 - ALEGRIA NO NOVO TESTAMENTO

A alegria no Novo testamento é fruto da salvação. O crente se alegra em Deus. Saber que escapamos da condenação, da perdição eterna. Saber que escapamos da ira de Deus, do inferno e que nossos pecados estão perdoados, é isto que traz a verdadeira alegria ao salvo.
As expressões do Novo Testamento para alegria são:
26.1 - agalliomai demonstração externa de alegria e orgulho. Exaltação experimentada no culto público, em conjunto, em festa.
Expressa atitudes tanto públicas como individuais de grata alegria diante de Deus – Lc 1.14;  1.44, 47; João 5.35;  Mt 5.12; Lc 6.23; Lc 10.21; Mt 11.25

26. 2– agalliasei – Exultação, alegria extrema – Jd 24

26,3  – agalliasis – Alegria festiva, a maior alegria por uma vitória. Alegria festiva que é característica da igreja por causa de suas expectativas escatológicas – Ap 19.7-9

26.4 -  euphraino – alegria em grupo. Alegria de uma festa, de uma reunião, de um grupo de pessoa. Uma festa. Alegria de um encontro – Lc 12.19; 16.19

26. 5 – Χαρα – Chara – Alegria da salvação, alegria do salvo, gozo, regozijo, alegria da salvação. É aquela alegria que se sente mesmo em meio à tribulação, aflição e perseguição. É a alegria espiritual.

Perfeito gozo, plenitude da alegria, alegria plena – João 3.27; 1João 1.4; 2João v.12
Alegria perfeita de Jesus, por estar em comunhão com o Pai – João 14.20
Alegria perfeita de Jesus por cumprir a vontade do Pai – João 4.34
Alegria que é concedida aos discípulos – João 15.11
Alegria que vem da parte do Pai – João 17.3
O mundo não tem este tipo de alegria – João 14.27; João 16.33

Esta alegria tem sua fonte além da alegria meramente terrestre e humana. É alegria no Senhor e, portanto, fora de nós mesmos. É por isso que Paulo constantemente lembra a existência dela e diz que temos que como cristãos precisamos manifestá-la – Fp 3.1; 4.4; Rm 15.13.

É alegria que é fruto do Espírito – Gl 5.22
É alegria do Espírito Santo – Rm 14.17; 1Ts 1.6
É a alegria que se aproxima da idéia da graça – CHARIS – por isso podemos dizer que esta alegria é uma manifestação da graça – 2Cor 1.24
Esta alegria é o contrário da ansiedade e aflição – causadas por: Solidão – Fp 2.20-21 / Pelo Evangelho resistido Fp 1.15; 2.21 / Ansiedade e pressão Fp 4.14/ Col 1.24

A alegria cristã, principalmente em Filipenses é um “mesmo assim desafiador” Karl Barth. Este mesmo assim, obtém sua força, não de si mesmo, mas da oração incessante que coloca diante de Deus toda a sua necessidade – Fl 4.6; 1Ts 5.16; Col 1.11

Esta alegria anima-se com o progresso do Evangelho – Fp 1.5-6; 1Ts 3.9; Col 2.5; 1Ts 2.20

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

GUTHRIE, Donald. Teologia do Novo Testamento, Editora Cultura Cristã, São Paulo, 2013

KITTEL, Gerhard e FRIEDRICH, Gerhard. Dicionário Teológico do Novo Testamento, vol. II. Editora Cultura Cristã, São Paulo, 2014

COENEN, Lothar e BROW, Colin. Dicionário internacional de Teologia do Novo Testamento, vol. I, ed. Vida Nova, São Paulo, 2000

VINE, W.E; UNGER, Merril F.; WHITE JR, William. Dicionário Vine, CPAD, Rio de Janeiro, 2002

BAUER, Johannes. Dicionário de Teologia Bíblica. Vol. I, Edições Loyola, São Paulo, 2010

 

 

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

HAWTHORNE, Gerald F; MARTIN, Ralph P.; REID, Daniel G. Dicionário de Paulo e suas Cartas, Vida Nova, Paulus, Edições Loyola, 1997

SCHNELLE, Udo. Teologia do Novo Testamento, Academia Crista Editora, Santo André, SP e  Editora Paulus, São Paulo, 2010

JEREMIAS, Joachim. Teologia do Novo Testamento, Editora Teológica, São Paulo e Editora Paulus, São Paulo, 2004

REID, Daniel G, editor. Dicionário Teológico do Novo Testamento, Ed. Vida Nova, São Paulo e Edições Loyola, 2012

BULTMANN, Rudolf. Teologia do Novo Testamento, Ed. Teológica, São Paulo, 2004

MARSHAL, Howard. Teologia do Novo Testamento., Vida Nova, São Paulo, 2007

THIELMAN, Frank. Teologia do Novo Testamento, Shedd Publicações, São Paulo, 2007

ZUCK, Roy B. Editor. Teologia do Novo Testamento, CPAD, Rio de Janeiro, 2008

DUFOUR- Leon. Vocabulário de Teologia Bíblica, Editora Vozes, Petrópolis, 1984

 

 

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