Aula em agosto de 2015
Vamos à nossa última aula.
25 - O INFERNO
A pessoa na Bíblia que mais falou
no inferno foi o próprio Senhor Jesus.
25.1 - NO
ANTIGO TESTAMENTOSHEOL – Aparece 65 vezes no Antigo Testamento e tem os seguintes significados:
25.1.1 - A
CONDIÇÃO DA MORTE.
Onde: “não há lembrança, nem louvor a Deus – Sl 6.5; 18.5 –
Lugar de descanso depois da vida – Jó 21.13 (Algumas versões traduzem para
sepultura, mas o original tem muitos significados).Ana na sua oração diz que Deus leva os homens ao Sheol – 1Sm 2.6.
Tem o significado de – Inferno – Jó 26.6 – corrupção – Sl 16.10 e perdição – Pv 15.11
25.1.2 – ESTADO CONSCIENTE APÓS A MORTE.
Jacó diz que haveria de descer com lágrimas até o Sheol para encontrar seu filho José – Gn 37.35 / Há consciência no Sheol – Sl 16.10 / Os ímpios são castigados ali – Nm 16.30; Dt 32.22; Sl 9.17 / Os ímpios são silenciados e colocados em estado de humilhação e vergonha no Sheol – Sl 31.17.
O Senhor Jesus quando proferiu o juízo sobre Cafarnaum, citou Is 14.13-15 em Mt 11.23 traduziu como Hades, e trouxe o significado de lugar de julgamento e existência consciente.
É um lugar que os ímpios não desejam – Jó 24.19/ É um lugar de refúgio para os justos – Jó 14.13/ É lugar de recompensa para os justos (Os 13.14; veja 1Cor 15.55, onde morte é tanatos e não hades).
O termo Hades usado por Jesus em Lc 16.19-31, reflete no termo grego Hades a mesma idéia judaica de Sheol e mostra que é um lugar de existência consciente depois da morte. É um lugar de tormento para os ímpios ao contrário da existência também consciente dos justos que estão em um lugar e estado de conforto. Algumas vezes é traduzido no AT por sepultura, mas como vimos nem sempre esta tradução leva em conta o sentido original, como vimos.
25.2 - NO NOVO
TESTAMENTO
25.2.1 – HADES – É usado por
Jesus para se referir ao lugar e estado onde o rico estava em tormentos – Lc
16.23-31. Não é a sepultura, portanto, e não é um estado de sono da alma, mas
um estado consciente. Jesus contrapôs o céu e o hades quando proferiu o
julgamento a Cafarnaum – Mt 11.23 Jesus falou das portas ou poderes do hades lutando contra a igreja – Mt 16.18
É usado para falar que a alma de Jesus não foi deixada no Hades – At 2.27,31 Jesus declara que tem as chaves do hades – Ap 1.18 / O cavaleiro chamado morte era seguido pelo hades – Ap 6.8 / O hades no dia do julgamento entregará seus mortos – Ap 20.13 / O hades será lançado no Geena ou lago de fogo – Ap 20.14
O Hades, portanto é o lugar ou estado – ou lugar e estado onde os ímpios estão em tormentos antes de serem lançados no Geena. O Hades é o estado ou lugar dos ímpios antes de serem ressuscitados na Ressurreição do Juízo. Em linguagem simples, seria o “inferno temporário”, antes do “inferno eterno.”
25.2.2 – GEENA – Aquele que chama seu irmão de louco está
sujeito a ir para o Geena – Mt 5.22 / Para o Hades só vai a alma, mas o corpo
inteiro pode ser lançado no Geena – Mt 5.29,30 e Mt 18.8,9
O Geena é um lugar de fogo eterno – Mt 18.8,9; Mc 9.43-47/ Deus tem o poder de depois de matar, lançar a pessoa no Geena, ou fazer perecer no Geena – Lc 12.5; Mt 10.28
Jesus falou que os fariseus fazem de seus seguidores filhos do Geena – Mt 23.15
Jesus fala da condenação do Geena – Mt 23.33O Geena é uma fornalha acesa – Mt 13.42 / É o lugar de castigo eterno – Mt 46 / É um lugar de perdição eterna – Fp 3.19 / Lugar de perdição eterna e eterna separação da glória do Senhor – 2Ts 1.9 / É um lugar de trevas absolutas – Jd 13 / É a segunda morte – Ap 2.11; Ap 20.14 / É o lago de fogo e enxofre - Ap 19.20; 21.8
Lugar da segunda morte – Ap 20.6 / Lugar de tormentos eterno – Ap 20.10
O Geena, portanto é o último inferno, ou inferno eterno, onde todos os condenados serão lançados. O Hades é temporário, o Geena é eterno.
25.2.3 – TARTARO – É o inferno, ou lugar onde estão anjos presos em cadeias eternas – 2 Pe 2.4
25.2.4 – ABISMO – É o inferno ou lugar onde estão seres malignos aprisionados, mas que podem serem soltos – Ap 9.1-11
O inferno, portanto, não é um lugar onde o Diabo reina ou manda, mas é um lugar onde Deus tem o controle absoluto. Não há um inferno onde o diabo manda ou reina. A única referência bíblica onde poderia ser uma referência a este conceito é o último, ou seja, o abismo. Neste caso o diabo seria o Abadon ou Apolion.
Não há também apoio para o conceito de sono da alma de acordo com estes textos.
A alegria no Novo testamento é fruto da salvação. O
crente se alegra em Deus. Saber que escapamos da condenação, da perdição
eterna. Saber que escapamos da ira de Deus, do inferno e que nossos pecados
estão perdoados, é isto que traz a verdadeira alegria ao salvo.
As expressões do Novo Testamento para alegria são:26.1 - agalliomai – demonstração externa de alegria e orgulho. Exaltação experimentada no culto público, em conjunto, em festa.
Expressa atitudes tanto públicas como individuais de grata alegria diante de Deus – Lc 1.14; 1.44, 47; João 5.35; Mt 5.12; Lc 6.23; Lc 10.21; Mt 11.25
26. 2–
agalliasei
– Exultação, alegria extrema – Jd 24
26,3 – agalliasis – Alegria
festiva, a maior alegria por uma vitória. Alegria festiva que é característica
da igreja por causa de suas expectativas escatológicas – Ap 19.7-9
26.4 - euphraino – alegria em grupo. Alegria de
uma festa, de uma reunião, de um grupo de pessoa. Uma festa. Alegria de um
encontro – Lc 12.19; 16.19
26. 5 – Χαρα –
Chara
– Alegria da salvação, alegria do salvo, gozo, regozijo, alegria da salvação. É
aquela alegria que se sente mesmo em meio à tribulação, aflição e perseguição.
É a alegria espiritual.
Perfeito
gozo, plenitude da alegria, alegria plena – João 3.27; 1João 1.4; 2João v.12
Alegria
perfeita de Jesus, por estar em comunhão com o Pai – João 14.20Alegria perfeita de Jesus por cumprir a vontade do Pai – João 4.34
Alegria que é concedida aos discípulos – João 15.11
Alegria que vem da parte do Pai – João 17.3
O mundo não tem este tipo de alegria – João 14.27; João 16.33
Esta
alegria tem sua fonte além da alegria meramente terrestre e humana. É alegria
no Senhor e, portanto, fora de nós mesmos. É por isso que Paulo constantemente
lembra a existência dela e diz que temos que como cristãos precisamos
manifestá-la – Fp 3.1; 4.4; Rm 15.13.
É
alegria que é fruto do Espírito – Gl 5.22
É
alegria do Espírito Santo – Rm 14.17; 1Ts 1.6É a alegria que se aproxima da idéia da graça – CHARIS – por isso podemos dizer que esta alegria é uma manifestação da graça – 2Cor 1.24
Esta alegria é o contrário da ansiedade e aflição – causadas por: Solidão – Fp 2.20-21 / Pelo Evangelho resistido Fp 1.15; 2.21 / Ansiedade e pressão Fp 4.14/ Col 1.24
A
alegria cristã, principalmente em Filipenses é um “mesmo assim desafiador” Karl
Barth. Este mesmo assim, obtém sua força, não de si mesmo, mas da oração
incessante que coloca diante de Deus toda a sua necessidade – Fl 4.6; 1Ts 5.16;
Col 1.11
Esta
alegria anima-se com o progresso do Evangelho – Fp 1.5-6; 1Ts 3.9; Col 2.5; 1Ts
2.20
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
GUTHRIE, Donald.
Teologia do Novo Testamento, Editora Cultura Cristã, São Paulo, 2013
KITTEL, Gerhard e FRIEDRICH, Gerhard. Dicionário
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VINE, W.E; UNGER, Merril F.; WHITE JR, William. Dicionário Vine, CPAD, Rio de Janeiro, 2002
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Dicionário de Teologia Bíblica. Vol. I, Edições Loyola, São Paulo, 2010
BIBLIOGRAFIA
RECOMENDADA
HAWTHORNE, Gerald F;
MARTIN, Ralph P.; REID, Daniel G. Dicionário de Paulo e suas Cartas, Vida Nova,
Paulus, Edições Loyola, 1997
SCHNELLE, Udo.
Teologia do Novo Testamento, Academia Crista Editora, Santo André, SP e Editora Paulus, São Paulo, 2010
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Teologia do Novo Testamento, Editora Teológica, São Paulo e Editora Paulus, São
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REID, Daniel G,
editor. Dicionário Teológico do Novo Testamento, Ed. Vida Nova, São Paulo e
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BULTMANN, Rudolf.
Teologia do Novo Testamento, Ed. Teológica, São Paulo, 2004
MARSHAL, Howard.
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THIELMAN, Frank.
Teologia do Novo Testamento, Shedd Publicações, São Paulo, 2007
ZUCK, Roy B. Editor.
Teologia do Novo Testamento, CPAD, Rio de Janeiro, 2008
DUFOUR- Leon.
Vocabulário de Teologia Bíblica, Editora Vozes, Petrópolis, 1984
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