Aula em agosto de 2015
Vamos ao nosso decimo oitavo tema. Hoje começaremos pelo tema pecado, depois vamos evoluir para as obras da carne e por fim, o fruto do Espírito.
18
- O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO SOBRE O PECADO
18.1
– O PECADO É CONTRA DEUS
O
pecado procede da natureza humana corrompida e sempre é contra Deus. É o
contrário da vontade de Deus, da santidade de Deus, da pureza de Deus e às
perfeições divina. O pecado é uma maldição
que amaldiçoa, e é tão ofensivo à santidade e ao ser divino, absolutamente puro
e pleno de perfeições e perfeições plenas a ponto de fazer um Deus de amor,
odiar aquele que comete determinados pecados. 18.2 – O PECADO OFENDE A DEUS
O pecado ofende a Deus, porque rompe a aliança e no Antigo Testamento era como um adultério, pois rompe uma aliança de caráter matrimonial entre o ser humano e Deus. O Senhor ama o seu povo com um amor sem limites. O pecado se dirige contra Deus e o atinge, lançando-lhe em rosto o seu amor. O pecado é também um mal, o mal para o próprio ser humano, porque lhe rouba a verdadeira vida e o submete ao poder de Satanás.
18.3 – O PECADO É UMA CORRUPÇÃO QUE GERA ATITUDES
O pecado opera no interior do ser humano, como uma corrupção, uma profunda amarra com o pecado, que não pode ser eliminada e reparada unicamente, nem mesmo principalmente, pelo próprio ser humano; Deus mesmo deve intervir, lavar, revivificar, recriar, como usado no Salmo 51.
18.4 – OS VOCÁBULOS
Os principais vocábulos usados no Novo Testamento que falam sobre a natureza e a prática do pecado são:
ADIKÍA – injustiça,
Não ser justo com as pessoas, iniquidade, más obras, obras que não glorificam a
Deus. Aquilo que está fora da conformidade com os atos de bondade, de
misericórdia e justiça de Deus. 2 Cor
12.13; Hb 8.12; Rm 1.18; 9.14; 1 João 5.17.
Um
exemplo do que é a – ADIKÍA e HAMARTÍA–
está em 1 João 5.17 – “toda ADIKIA é
HAMARTÍA”, “toda injustiça, iniquidade,
impiedade” é “pecado, transgressão da Lei de Deus, uma ofensa a Deus. HAMARTÍA – É o vocábulo mais usado, o mais comum no Novo Testamento e em geral é traduzido por “pecado” ou “pecados”. Significa – transgressão da Lei de Deus, Praticar aquilo que é contra os padrões de Deus, que é contra Deus, que ofende à santidade de Deus. Que não combina com a pureza,com a santidade e com as perfeições divina. Hb 1.3; Mc 2.5; João 9.41; Rm 5.12; Hb 3.13, 17; Mt 27.4; João 5.14; Rm 3.23; 6.15; 1Tm 5.20; Tt 3.11; 1João 1.10; 2.1
ANOMÍA – Agir fora da Lei de Deus, transgredir a Palavra de Deus, não fazer o que diz a Palavra, não fazer o que Deus quer que se faça. Agir com desobediência, desobedecer a Deus. Rm 6.19; Lc 15.26
APISTÍA – Infidelidade, falta de fé, ser incrédulo, resistir às obras de Deus, não crer em Deus, não crer nas obras de Deus. Desprezar a fé, não ouvir à Deus, Não desejar obedecer. Afastar-se de Deus, rejeitar sua Palavra. Rm 3.3; Hb 3.12; 1Tm 1.13
ASEBEIA – Irreverência, não honrar a Deus, não adorar a Deus, ser profano nas coisas de Deus, ser um ímpio ou agir como um ímpio (sem santidade) mesmo sendo crente. 2Tm 2.16
ASELGEIA – Sensualidade, viver na carne ou segundo a carne, viver nos desejos, satisfazendo os desejos da carne. Licenciosidade, viver em cobiça sexual. Jd 4
ECTHRA – Desenvolver hostilidade no coração. Praticar ações hostis, ter um espírito ou alma bélicos, viver sempre em atitude de afronta, guerra, combate. Pessoa que desenvolve ou vive em inimizades. Pessoa que sempre causa ou que é causa de problemas na igreja. Tg 4.4; Ef 2.14-16; Rm 8.7
KAKÍA – Coração perverso e ímpio. Aquela pessoa que não se santifica, que não cresce espiritualmente. A disposição de não mudar, obstinação, dureza de coração. Que não reconhece seus erros. Um caráter ímpio, uma disposição interior em não viver a Palavra e segundo Cristo. 1Pe 2.16; Mc 6.34
PARÁBASIS – Aquele que transgride, que passa dos limites, que viola os mandamentos da Palavra. Aquele é digno do castigo, que transgride a justiça divina. Aquele que vive fora dos padrões da Palavra. Rm 4.15; 5.14; Hb 2.2; 1Tm 2.14
PONERÍA – Tem o mesmo sentido de KAKIA, com agravante que significa um pecado profundo e enraizado. Aquele que desceu ao nível mais baixo da natureza humano. Aquele que chegou ao fundo do poço de lama do pecado. Aquele que se sujou. Que vive em constante malícia e mentalidade pecaminosa. 1Cor 5.8
Na teologia do apóstolo Paulo, as obras da carne, se concretizam nas obras da carne, sendo que a vida piedosa se concretiza no “fruto do Espírito”.
O pecado é obra da carne, ou seja da natureza humana corrompida e esta natureza é vencida quando levada à cruz. Crucificar a carne significa submeter os desejos humanos à obra da cruz, com renuncia, obediência à Palavra e submissão ao Espírito Santo.
O apóstolo Paulo, na carta aos Gálatas faz o contraste entre aqueles que vivem no pecado e aqueles que vivem a vida no espírito. Suas definições são notáveis.
O Apóstolo Paulo usa neste texto expressões marcantes para falar sobre estes pecados.
19.1 - PORNEIA – Fornicação, prostituição, imoralidade sexual, impureza. Significa relacionamentos sexuais imorais. O cristão deve fugir dela (1Cor 6.18). Deve mortificar tais atividades (Cl 3.5). É pecado contra o próprio corpo (1cor 6.18). O corpo não é para a “porneia”, mas para o Senhor (1Cor 6.13).
19.2 - AKATHARSIA – impureza, fornicação, pensamentos impuros, desejos impuros, indecência, desejos imundos, imoralidade sexual. Significa aquilo que fica sujo. É como uma casa que fica imunda. É a imundícia à qual alguns são entregues (Rm 1.24). Impurezas ou pecados sexuais (2Cor 12.21; 1Ts 2.3; Ef 5.3; Col 3.5).
19. 3 – ASELGEIA – Lascívia, libertinagem, sensualidade, indecência, prazer carnal. Significa dar lugar à carnalidade, ao desejo da carne, à excitação, impulsos carnais e sexuais. É a falta de vergonha que leva a pessoa a se entregar aos desejos pecaminosos da carne.
19.4 – EIDOLATRIA – idolatria, adoração a ídolos. Qualquer coisa que tome o lugar de Deus seja no coração como no culto.
19.5 – FARMAKEIA – feitiçaria, magia. O termo significa “uso de drogas”. Muitas religiões desde a antiguidade usavam alucinógenos, substâncias para os deixar em uma espécie de transe. Aqui significa as pessoas que ficam fora de si quando adoram outros deuses.
19.6 – ECHTRA (EKTRA) – inimizades, ódio, brigas, hostilidade. Praticas de inimizades (Rm 8.7; Ef 2.14,16). É a palavra que descreve um inimigo. É usado em Ef 2.14,16 para falar da inimizade contra Deus. É a inimizade entre irmãos. É o contrário do amor entre irmãos.
19.7 - ERIS – contendas, porfias, rixas, brigas, dissensão, debates. Ocorre também em – Rm 1.29; 1Cor 1.22; 2 Cor 12.20. É a divisão entre irmãos. (1cor 1.11; 3.3; 2 Cor 12.20). “É o pecado que mais invade a igreja” (William Barcklay).
19.8 – ZELOS e FTHONOS – Ciúmes, inveja, emulações, rivalidade.É o ciúme associado à inveja. O ciúme associado à inveja é o que Paulo teme encontrar em Corinto quando lá for (2Cor 12.20)
19.9 – THUMOS – ira, fúria, raiva, indignação, explosão de temperamento. É encontrada também em – Cl 3.8; Rm 2.8. Aqui, significa aquela explosão de fúria que todo crente deve evitar.
19.20 – ERITHEIA – Facções, pelejas, discórdias, discussões, rixas, rivalidades, partidarismo. É o esforço que as pessoas fazem para conseguir o melhor para si. Provocada pela inveja (Fp 1.17). Por desavenças (2Cor 12.20). Por egoísmo (Fp 2.3). É o pecado daqueles que fazem grupos rivais dentro da igreja.
19.21 – DICHOSTASIA (dikostasia) – Dissenções, discórdias, desavenças, espírito partidário. É encontrado também em Rm 16.17. Aqui significa o espírito de crítica. Aquelas pessoas que não podem serem contrariadas.
19.22 – HAIRESIS – heresias, formar grupos por pensar diferente, partidarismo, divisões, intrigas doutrinárias. Significa “escolher”, “optar”, “tomar um caminho”. Afastar-se da verdade, ter uma verdade para si. Afastar-se da doutrina, ter uma doutrina para si.
19.2 – METHÊ – KOMOS - Bebedices, bebedeiras, embriaguez. / devassidão, glutonarias, orgias. – Estas duas palavras aparecem como par aqui e também Rm 13.13. Eram os pecados cometidos em festas onde as pessoas se reuniam para beber e comer e se entregar ao pecado.
20.1 – AGAPE – amor - Significa o amor verdadeiro, puro que vem de Deus (1João 4.8; 1Cor 13.13; Col 3.14; Rm 13.10. João 3.16 etc.).
20.2 – CHARA – Alegria - regozijo, alegrar-se. É aquela alegria de sentir-se salvo, perdoado (Rm 14.17; Fp 4.10; 2Jo 12; Lc 19.6; 1Ts 1.6.
20.3 – EIRENE – Paz - É o resultado da paz com Deus e a vida entre os irmãos. É o dom de Cristo para a vida (João 20.19,21,26; 14.27. É correspondente ao Shalom hebraico do AT. É o estilo de vida do cristão (1Cor 7.15).
20.4 – MAKROTUMIA – Longanimidade - paciência. É paciência com as pessoas. A base para o perdão. A base para a humildade.
20.5 – CHRÊSTOTÊS - Bondade - benignidade, gentileza, doçura (ver também Ef 4.32; 2Cor 6.6; Ef 2.7; Col 3.12; Tt 3.4). É o que leva o crente tratar os outros como é tratado por Deus.
20.6 – AGATHÔSUNÊ – Benignidade - Pratica da bondade. É o contrário de ser mesquinho, avarento e ganancioso. Aqui significa a pessoa generosa, que sempre quer beneficiar aos outros.
20.7 – PISTIS – Fé, fidelidade, uma pessoa fiel, confiança em Deus, ser fiel a Deus. Ser confiável na atitude com os outros. Ser uma pessoa de confiança.
20.8 – PRAUTÊS – Mansidão, ser dócil, humildade. Pessoa não arrogante, não altiva e orgulhosa no trato com os outros. Aparece muito no NT (1Cor 4.21; 2Cor 10.1; Ef 4.2; Col 3.12; 2Tm 2.25; Tg 1.21; Gl 6.1; Tt 3.2). Traduzido também por – brandura, cortesia, modéstia, atencioso, bondade, paciência, amável, virtuoso.
20.9 – EGRATEIA – Temperança, domínio próprio, autodomínio. Aparece mais duas vezes no NT (At 24.25 e 2 Pe 1.6). É a renúncia cristã ao pecado.
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